Clic Agência Digital

Empreendedora do RS posta vídeo de loja após enchente e recebe apoio da web: “Acalento”

Rafaela Sironi, de 26 anos, é a fundadora da Alucce, marca de moda feminina em Três Coroas (RS)

Aos 26 anos, Rafaela Sironi é usuária assídua do Tiktok há um ano, publicando conteúdos sobre o seu dia a dia administrando a marca de moda feminina Alucce. Na terça-feira (7/5), porém, compartilhou o momento mais desafiador de seu negócio, que foi afetado pelas enchentes no Rio Grande do Sul: “4 anos de trabalho perdidos em meia hora”, escreveu na legenda do vídeo, com cenas dos danos na loja em Três Coroas (RS).

A ideia de postar o registro veio após ela assistir ao vídeo de uma garota que havia perdido os livros durante uma enchente no estado. “Consegui sentir a dor dela e decidi publicar um vídeo também, sem pensar muito”, conta a empreendedora, que diz que não esperava a repercussão. A postagem teve mais de 700 mil visualizações em dois dias.

“Recebi muito carinho e está sendo um acalento ver que as pessoas torcem por mim e me desejam boa sorte. Pessoas que já me acompanhavam também me mandaram mensagens dizendo que admiravam o meu trabalho e que torciam para eu recuperar meu negócio”, diz Sironi, acrescentando que recebeu apoio até de concorrentes.

“Muitas pessoas divulgaram a minha marca, inclusive uma mulher que também tem uma marca de roupas”, diz. No momento, a Alucce, que opera também por e-commerce, está com as atividades paralisadas. “O site está aberto, mas preciso limpar a minha casa, que também foi atingida pela enchente, então não consigo trabalhar nesta semana.”

Formada em Moda, a empreendedora lançou o negócio em novembro de 2020. “Moro no interior e sabia que não teria muitos empregos na área, então pensei que seria melhor trabalhar para mim mesma do que não trabalhar”, diz Sironi. As vendas eram feitas pelo Instagram e pelo e-commerce. No final de 2022, inaugurou a loja física em uma sala comercial em frente à sua casa, construída por seu avô. “Reformamos todo o espaço, com a ajuda de uma amiga arquiteta, para criar um espaço acolhedor com a cara da marca.”

“Sempre tive vontade de ter um ateliê junto com a loja para que as pessoas conhecessem o processo de fabricação da roupa. Fabrico as peças a mão, uma de cada vez, e no ateliê as clientes podiam ver isso”, diz. Há cerca de um ano, ela começou a usar o TikTok para postar vídeos de produção. “Já viralizei anteriormente e ganhei seguidores que passaram a me acompanhar”, afirma.

A empreendedora diz que já teve de lidar com enchentes em sua rua, mas nunca nessa magnitude. “Minha família mora nesse mesmo local há 60 anos, mas nunca havia entrado água em nossa casa nem na sala comercial”, diz Sironi. Na madrugada de quinta-feira (2/5), uma vizinha telefonou fazendo o alerta sobre a enchente.

Fonte: Pequenos Negócios e Grandes Empresas